Como se não bastasse produzir energia elétrica sem ruído e sem resíduos, a manutenção dos Painéis Solares é mais fácil e mais barata do que você imagina. Isto porque ela consiste basicamente na limpeza dos módulos com uso de água e nada mais! Se a sujeira persistir é indicado o uso de detergente neutro.
“Essa limpeza evita perdas da eficiência do módulo visto que a presença de poeira, folhas das árvores e até mesmo dejetos de pássaros e outros animais, dificultam a absorção da irradiação solar pelas placas fotovoltaicas. Dependendo do local e inclinação dos módulos, a própria chuva já faz esse trabalho sozinha”, explica Lucas Macedo, CEO da SDB Energia Solar.
A limpeza pode ser feita duas vezes por ano em locais que não chovem muito e tem muita poeira, e uma vez por ano em lugares onde chove mais. O trabalho pode ser feito com auxílio de um rodo e mangueira, mas sem jato sob pressão: a limpeza deve ser suave. É também recomendável que o sistema seja desligado para realização da limpeza, que pode ser feita no começo da manhã ou final da tarde.
Além disso, periodicamente, é recomendado realizar uma inspeção visual para observar se há arranhões, manchas, rachaduras ou sinais de trincas do painel, o que pode na maior parte das vezes pode ser feito pelo próprio usuário. “Mas tenha cuidado para não pisar ou se apoiar sobre as placas!”, alerta Lucas.
Quando mesmo após a inspeção visual e a realização da limpeza for identificado um baixo desempenho, é recomendável chamar a assistência técnica especializada para realização de manutenção corrretiva.